A Secretaria Municipal de Saúde realiza, de 7 de janeiro a 28 de fevereiro, a campanha Janeiro Roxo, com foco na prevenção, no diagnóstico precoce da hanseníase e no combate ao preconceito relacionado à doença. A iniciativa é coordenada pela Diretoria de Vigilância em Saúde e inclui atividades educativas em unidades de saúde e espaços públicos do município.
A hanseníase é causada pela bactéria Mycobacterium leprae, tem cura e tratamento gratuito pelo SUS. Quando o diagnóstico é tardio, a doença pode provocar incapacidades físicas permanentes. Nos últimos cinco anos, Vitória da Conquista registrou 138 casos, sendo que cerca de 50% já apresentavam algum grau de incapacidade no momento da identificação.
O atendimento especializado é realizado no Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, localizado na Praça João Gonçalves, no Centro, com equipe multiprofissional e funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.
A programação da campanha inclui orientações em salas de espera, rodas de conversa, ações em unidades básicas, hospitais, unidades prisionais e na Feira do bairro Brasil, além de capacitação de profissionais de saúde. Entre os principais sintomas da hanseníase estão manchas na pele com perda de sensibilidade, formigamento, fraqueza muscular e espessamento dos nervos. A Secretaria reforça que, após o início do tratamento, a transmissão da doença é interrompida.
Fonte: PMVC






