O mês de janeiro é marcado pela campanha Janeiro Branco, que promove a conscientização sobre saúde mental em todo o país. Em 2026, o tema “Paz. Equilíbrio. Saúde Mental.” convida a população a desacelerar e refletir sobre o cuidado com as emoções.
Criada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão, a iniciativa ganhou alcance nacional e internacional e busca ampliar o diálogo sobre o sofrimento psíquico. Neste ano, o símbolo da campanha são os post-its, usados para transformar lembretes de pressão em mensagens de autocuidado.
A mobilização ocorre em um cenário preocupante: o Brasil lidera os índices mundiais de ansiedade, com cerca de 18 milhões de pessoas afetadas, e os transtornos mentais tiveram aumento de 25% após a pandemia, segundo a OMS.
A campanha incentiva a busca por ajuda e lembra que o SUS oferece atendimento gratuito por meio das UBS e dos CAPS. O apoio emocional também está disponível pelo CVV, pelo telefone 188, com atendimento 24 horas.
Fonte: Correio do Povo






