A Vigilância Sanitária e Ambiental de Vitória da Conquista divulgou o balanço das ações realizadas em 2025, período em que apreendeu e inutilizou 9.230 quilos de alimentos vencidos, adulterados ou impróprios para consumo. Os dados abrangem as atividades desenvolvidas entre janeiro e dezembro deste ano.
Ao longo do ano, o órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, emitiu cerca de 5.500 documentos, entre alvarás, licenças e autos de infração, além de realizar mais de 6.250 atendimentos presenciais à população. No mesmo período, 44 estabelecimentos foram interditados por irregularidades sanitárias.
O balanço também aponta a apreensão de medicamentos, cosméticos e materiais de uso médico fora das normas sanitárias, além de ações contínuas de fiscalização em grandes eventos e no comércio local. A Vigilância Sanitária atendeu 144 denúncias feitas pela população ao longo do ano.
Na área de controle da água, foram realizadas centenas de coletas para análise da qualidade e da potabilidade, além da inspeção de caminhões-pipa que atuam no município. O setor também promoveu cursos de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, capacitando trabalhadores do ramo alimentício.
A Vigilância Sanitária reforça que denúncias de irregularidades podem ser feitas por meio da Ouvidoria Municipal e destaca a importância da participação da população para garantir a segurança sanitária e a saúde coletiva.
Fonte: PMVC






