Mais estudantes da rede estadual de São Paulo vão participar de intercâmbio internacional gratuito por meio do programa Prontos pro Mundo, da Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP). Em janeiro de 2026, 117 alunos embarcam para Austrália (63), Irlanda (48) e Nova Zelândia (6).
Em 2025, cerca de mil estudantes participaram da primeira edição, com intercâmbios de três meses em países de língua inglesa. A seleção ocorre ao longo do ano letivo, e a previsão é de envio de outros mil alunos na próxima edição, com investimento de R$ 53,6 milhões do governo estadual.
O programa cobre todos os custos, incluindo passaporte, visto, hospedagem, aulas, passagens e traslados, além de bolsa-auxílio para despesas pessoais. Para concorrer, os alunos precisam atender a critérios como bom desempenho escolar, frequência mínima de 90%, participação no Saresp e aprovação em teste de proficiência em inglês. Antes da seleção, cerca de 70 mil estudantes passam por aulas preparatórias.
A iniciativa tem ampliado o acesso de jovens da rede pública a experiências educacionais no exterior e deve seguir em expansão ao longo de 2026.
Fonte: CNN






