O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, na segunda-feira (15), uma reunião de emergência fora da agenda oficial para discutir os apagões em São Paulo e a atuação da Enel. O encontro contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, além de outros representantes da área energética.
Segundo relatos, Lula determinou que sejam apuradas as responsabilidades pelos apagões, independentemente de envolverem o poder público ou a concessionária. Também foi discutida a necessidade de o governo federal se posicionar de forma mais firme, considerando o impacto político da crise no maior colégio eleitoral do país.
Durante a reunião, Silveira atribuiu a situação à atuação da Aneel. Após o encontro, o ministro mudou o tom de suas declarações e passou a defender uma linha mais dura, alinhada ao governador Tarcísio de Freitas e ao prefeito Ricardo Nunes, favoráveis à intervenção federal na concessão da Enel.
Na quarta-feira (17), a Aneel informou que a possível caducidade do contrato da empresa está sendo analisada dentro de um processo já em andamento, o que pode acelerar o encerramento da concessão.
Fonte: CNN






