Brasil inicia imunização com nova vacina do Butantan contra a dengue

O Ministério da Saúde anunciou que os profissionais da Atenção Primária serão os primeiros a receber a nova vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan – o único imunizante de dose única já registrado para a doença. A distribuição das 1,3 milhão de doses produzidas deve ocorrer até o fim de janeiro de 2026.

A decisão segue recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento de Imunização (CTAI) e prioriza trabalhadores que atuam na linha de frente das Unidades Básicas de Saúde, como agentes comunitários, agentes de endemias, enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem. Segundo o ministro Alexandre Padilha, proteger esses profissionais é essencial, já que a APS é a porta de entrada da maior parte dos casos.

Com o aumento da produção, a vacinação será ampliada de forma escalonada para a população de 59 a 15 anos. O avanço depende de parceria com a farmacêutica chinesa WuXi Vaccines, responsável por apoiar a fabricação em larga escala.

Parte das doses também será utilizada em Botucatu (SP), cidade que registrou predominância do sorotipo DENV-3. O município funcionará como área de avaliação da efetividade da vacina, aplicando o imunizante diretamente em moradores de 15 a 59 anos.

Dados enviados à Anvisa apontam eficácia de 74,7% contra casos sintomáticos e de 89% contra formas graves da doença em pessoas de 12 a 59 anos.

Fonte: CNN

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email