Vitória da Conquista sediou, neste domingo (7), a 4ª edição das Olimpíadas do Samu 192, evento que reuniu profissionais da urgência e emergência de diversas regiões da Bahia. Realizada no espaço Baron Connect, a programação contou com representantes de 46 municípios e, somados às empresas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), envolveu um total de 50 instituições.
Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a iniciativa tem como propósito fortalecer vínculos institucionais, integrar equipes e valorizar os profissionais que atuam diariamente no atendimento pré-hospitalar.
A prefeita Sheila Lemos destacou a importância do encontro e celebrou a adesão crescente. “É um momento de confraternização muito importante de todos esses profissionais que trabalham diuturnamente para salvar vidas. São mais de 350 inscritos aqui hoje. Tenho certeza de que a Olimpíada vai ser mais um sucesso”, afirmou.
As provas desta edição envolveram desafios teóricos, atividades práticas e um percurso com obstáculos que simulou situações enfrentadas no cotidiano do Samu. Os participantes foram avaliados em agilidade, precisão técnica, tomada de decisão e trabalho em equipe — habilidades essenciais no atendimento às vítimas.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, o evento reafirma o papel de Vitória da Conquista como referência estadual. “Tudo foi pensado com muito carinho para promover essa integração entre o Samu 192 e as instituições de APH. É um momento muito especial para o município”, disse.
A coordenadora do Samu 192, Graciele Tavares, destacou o crescimento da Olimpíada e o engajamento dos profissionais. “No ano passado, tivemos 12 cidades da nossa regional. Este ano, a Bahia resolveu abraçar a iniciativa. Agora são 46 cidades, além das empresas de APH. A expectativa é que, no próximo ano, essa ideia abrace o Brasil”, afirmou.
Para muitos participantes, além da competição, o evento representa um espaço de aprendizado e troca de experiências. Yuri Silva, de Piatã, reforçou o caráter colaborativo da Olimpíada. “É muito importante esse momento de integração, porque cada município agrega conhecimento de um jeito diferente”, avaliou.
Com a participação ampliada e programação voltada à capacitação, a 4ª Olimpíada do Samu 192 consolida Vitória da Conquista como referência na integração e formação de equipes de atendimento pré-hospitalar na Bahia, fortalecendo a rede de urgência em todo o estado.
Fonte: PMVC






