Dois homens roubaram, na manhã de ontem (7), oito gravuras de Henri Matisse e cinco de Cândido Portinari que estavam expostas na Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo. As obras faziam parte da mostra “Do livro ao museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade”, realizada em parceria com o Museu de Arte Moderna (MAM).
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa confirmou o crime e informou que o local — que conta com vigilância e sistema de câmeras — passa por perícia da Polícia Civil. Segundo o órgão, todos os materiais que possam contribuir com as investigações estão sendo entregues às autoridades. As obras possuem apólice de seguro vigente.
Em nota, a Polícia Civil afirmou que equipes realizam diligências para identificar e prender os autores do roubo. De acordo com as informações iniciais, os dois homens renderam uma vigilante e um casal de idosos que visitava a exposição. Eles recolheram as gravuras e documentos, colocaram tudo em uma sacola de lona e fugiram pela saída principal da biblioteca.
Vigilantes buscaram ajuda imediata de policiais militares que patrulhavam a região, mas os suspeitos não foram encontrados. As investigações seguem em andamento.
Fonte: Agencia Brasil






