Especialistas e deputados defenderam, na última terça (3), o fortalecimento da atenção básica e o cumprimento da Lei dos 60 Dias para enfrentar o câncer de pele no país. O alerta foi feito em seminário das Comissões de Legislação Participativa e de Saúde, durante a campanha Dezembro Laranja.
O presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Carlos Barcaui, lembrou que o câncer de pele representa 33% dos diagnósticos oncológicos no Brasil, com 230 mil novos casos por ano. Ele citou projeções da OMS que apontam aumento de até 80% nas mortes por melanoma até 2040 caso nada mude.
Os especialistas denunciaram o descumprimento generalizado da Lei dos 60 Dias no SUS. Cerca de 70% dos casos não têm registro sobre o início do tratamento. A SBD afirma que a burocracia faz pacientes “peregrinarem” entre unidades, perdendo a chance de cura. No setor privado, a maior parte dos tumores é resolvida com pequenas cirurgias; no público, a demora resulta em mutilações e internações complexas.
Representante do Inca, Jadivan Oliveira classificou o cenário como “de guerra”, com pacientes chegando em estágios avançados de doença. Parlamentares defenderam ampliação da prevenção, regulação mais ágil e integração entre Câmara e sociedades médicas.
Entre as recomendações finais estão oficializar o Dezembro Laranja, ampliar fotoproteção para trabalhadores expostos ao sol, usar teledermatologia em municípios do interior e garantir terapias modernas no SUS.
Fonte: Agência Câmara de Notícias






