A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) registra quase 11 mil atendimentos realizados pelo Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa) desde sua implantação, em abril de 2023. Pioneiro na Bahia e no Nordeste, o serviço oferece atendimento veterinário gratuito para animais resgatados por protetores, animais de rua levados pela comunidade e pets de tutores de baixa renda que não têm condições de arcar com tratamento particular.
No local, são realizados procedimentos variados, como quimioterapia, tratamento para cinomose (DBT), cirurgias — incluindo casos de feto retido e câncer — além de castrações, que, segundo a Semma, contribuem diretamente para reduzir o abandono de animais no município.
A secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, destaca que o trabalho é contínuo e busca sempre aperfeiçoar o atendimento. Para ela, o número expressivo de castrações tem impacto direto na diminuição de animais abandonados nas ruas.
Entre os usuários, a avaliação é positiva. Célia Lima, tutora de Mel e Bob Jr., afirma que o serviço “veio do céu”. Segundo ela, sem condições de pagar por tratamentos particulares, o atendimento oferecido pelo Casa é “divino” e realizado por uma equipe atenciosa e cuidadosa.
A protetora Maria Aparecida Silva, moradora do Campinhos, reforça a importância da unidade. Antes, explica, protetores precisavam custear do próprio bolso tratamentos em clínicas privadas. “Agora contamos com este suporte que é nota 10. A Prefeitura está de parabéns por esta iniciativa”, afirma.
Considerado essencial pela comunidade, o Casa se consolida como um equipamento de referência no cuidado animal gratuito, especialmente para quem depende exclusivamente do serviço público para garantir a saúde de cães e gatos.
Fonte: PMVC






