Neste 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência destaca a importância de construir sociedades mais acessíveis e igualitárias. Criada pela ONU em 1992, a data reforça a necessidade de garantir direitos, dignidade e participação plena a milhões de pessoas que ainda enfrentam discriminação e dificuldades no acesso a saúde, educação, mobilidade e emprego.
A OMS lembra que a inclusão é fundamental para sistemas de saúde fortes e trabalha com governos e organizações civis para desenvolver políticas mais equitativas, além de fortalecer iniciativas como a Rede Global para Equidade em Saúde das Pessoas com Deficiência.
Em mensagem oficial, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que a inclusão beneficia toda a sociedade e lembrou que diversas inovações – como mensagens de texto e tecnologias por comando de voz – surgiram de soluções criadas por pessoas com deficiência. Ainda assim, barreiras persistentes continuam limitando a participação social de milhões.
A ONU reforça que eliminar essas barreiras e ampliar a presença das pessoas com deficiência nas decisões públicas é essencial para o progresso social e para a construção de sociedades mais justas e resilientes.
Fonte: ONU/ OMS






