O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou nesta segunda-feira (1), o Teste da Urna 2025, etapa que integra o processo de verificação e transparência do sistema eletrônico a menos de um ano das eleições gerais de 2026. O procedimento, que segue até sexta-feira (5), reúne especialistas em tecnologia da informação – como hackers, programadores, representantes de universidades e peritos da Polícia Federal – para avaliar a segurança dos equipamentos que serão usados na escolha de presidente, governadores, senadores e deputados.
Durante a semana, os participantes tentarão invadir o sistema das urnas para localizar possíveis falhas. Caso vulnerabilidades sejam identificadas, o TSE terá tempo para corrigir os problemas antes da votação. No primeiro semestre de 2026, os investigadores retornam ao tribunal para verificar se todas as correções foram implementadas.
Segundo o TSE, o teste contribui para o aprimoramento dos sistemas eletrônicos, reforçando a segurança e a transparência da captação e apuração dos votos. Na abertura do evento, a presidente da Corte Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, destacou o recorde de propostas apresentadas: foram 149, das quais 38 foram selecionadas. Ao todo, 31 especialistas participam desta edição.
Fonte: G1






