Ararinhas-azuis testam positivo para circovírus e criadouro na Bahia é multado

O ICMBio confirmou que 11 ararinhas-azuis soltas na natureza em Curaçá (BA) testaram positivo para circovírus, vírus fatal para psitacídeos. A BlueSky, empresa responsável pelo criadouro local – que abriga 103 aves – será multada em R$ 1,8 milhão por descumprir protocolos de biossegurança.

Durante vistorias realizadas com apoio do INEMA e da Polícia Federal, foram identificados comedouros sujos, falta de limpeza adequada das instalações e funcionários manipulando as aves sem equipamentos de proteção, fatores que favoreceram a disseminação do vírus. Segundo Cláudia Sacramento, coordenadora do ICMBio, o surto poderia ter sido evitado com o cumprimento correto das medidas sanitárias.

As ararinhas foram reintroduzidas na natureza em 2022, após serem repatriadas da Europa. O primeiro caso de circovírus foi registrado em maio deste ano, levando à recaptura das aves para investigação. Agora, os animais serão separados entre positivos e negativos enquanto prossegue a apuração da origem da infecção.

A ararinha-azul, extinta na natureza desde 2000, só conseguiu sobreviver graças aos programas de reprodução em cativeiro e à cooperação internacional. Hoje, a população mundial chega a quase 200 indivíduos, incluindo três filhotes nascidos no criadouro de Curaçá.

Fonte: CNN

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email