Governo adia exigência de biometria para benefícios sociais

O governo federal decidiu adiar para maio de 2026 a obrigatoriedade do cadastro biométrico para a maioria dos pedidos de benefícios sociais, medida criada para reforçar o combate a fraudes.

O decreto que regulamenta o uso da biometria entra em vigor nesta sexta-feira (21), mas, na prática, a exigência imediata valerá apenas para pedidos de aposentadoria feitos ao INSS.

Outros benefícios terão a obrigatoriedade adiada para maio de 2026, incluindo:

 

Auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença);

Pensão por morte;

Seguro-desemprego;

Abono salarial;

Bolsa Família;

Salário-maternidade.

 

A medida foi proposta pelo governo no ano passado e aprovada pelo Congresso há quase um ano. Algumas exceções estão previstas: pessoas com mais de 80 anos ou com dificuldade de locomoção não precisarão realizar a biometria para acessar os benefícios.

O Ministério da Previdência afirma que o objetivo é ampliar a segurança no sistema e reduzir irregularidades sem prejudicar o acesso dos beneficiários.

Fonte: G1

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email