Brasil recebe primeiro lote de insulina glargina para diabetes tipo 2 pelo SUS

O Brasil recebeu nesta segunda-feira (17), em Guarulhos (SP), o primeiro lote com mais de 2 milhões de unidades de insulina glargina, agora destinada também a pacientes com diabetes tipo 2 pelo SUS. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a chegada do medicamento representa “um grande dia para a saúde pública e para a segurança dos pacientes”.

Antes disponível apenas para diabéticos tipo 1, a insulina glargina passa a ser adquirida por meio de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), que inclui a transferência de tecnologia para Bio-Manguinhos/Fiocruz. Com isso, o Brasil começará a produzir o medicamento internamente, reduzindo a dependência do mercado externo e aumentando a estabilidade no abastecimento.

A produção será realizada em parceria com a Biomm e a empresa chinesa Gan&Lee, uma das maiores fabricantes de insulina do mundo. A expectativa é que, após a transferência de tecnologia, a Fiocruz produza de 30 a 40 milhões de unidades por ano no Ceará.

Padilha afirmou que o medicamento oferece uso mais simples e melhor resposta clínica, representando um avanço importante no tratamento do diabetes. Hoje, cerca de 20 milhões de brasileiros convivem com a doença.

Além do lote inicial, o país deve receber mais 4,7 milhões de unidades até o fim do ano, totalizando quase 7 milhões. O investimento do governo federal no combate ao diabetes em 2025 chega a R$ 131,8 milhões.

Fonte: Agência Brasil

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email