Vitória da Conquista celebra seus 185 anos de emancipação política com um novo marco para a democratização do acesso à cultura. No próximo sábado (9), será inaugurada a Carreta da Cultura, um palco itinerante que levará música, teatro, dança e diversas expressões artísticas a diferentes localidades do município.
A prefeita Sheila Lemos vistoriou o veículo nesta quinta-feira (6), no Deserg, e recebeu o protótipo das mãos de representantes da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). “Foram três anos de batalha para viabilizar este sonho de trazer a Carreta da Cultura para Vitória da Conquista. Acredito que seremos a primeira cidade do interior a contar com este projeto, democratizando o acesso à cultura em nosso vasto e diverso território”, afirmou.
A inauguração ocorrerá no Parque Municipal Lagoa das Bateias, a partir das 10h, com apresentações do secretário de Cultura Eugênio Avelino (Xangai), de professores e alunos do Conservatório Municipal de Música, além de artistas locais e coletivos culturais.
Segundo Xangai, a carreta permitirá que a arte conquiste novos públicos, valorizando expressões tradicionais. “Ela reconhecerá a arte presente em cada lugar, seja o canto de uma lavadeira ou o aboio de um vaqueiro. É um presente que a Administração oferece a todos”, destacou.
Com 30 m² de palco, camarim climatizado, banheiro, frigobar e estrutura acessível, o veículo é equipado com gerador de energia e sala técnica de som e iluminação, possibilitando apresentações em áreas sem eletricidade.
O assessor especial de Cultura, Alecxandre Magno, ressaltou o pioneirismo da iniciativa: “Somos o primeiro município do Brasil a adquirir um veículo com essas características. É fruto do trabalho conjunto entre a Lei Aldir Blanc e o Governo Municipal.”
Além da prefeita, acompanharam a vistoria os secretários Ivanildo da Silva (Casa Civil), Romar Barros (Gestão e Inovação), Rodrigo Bulhões (Finanças) e Adriano Gama (Secult).
Fonte: PMVC






