A Prefeitura de Vitória da Conquista iniciou nesta sexta-feira (7) a campanha Novembro Azul, no auditório da OAB, com o tema “Unidos Pela Vida, seguimos mais fortes! Previna-se, Movimente-se, Cuide-se”. A proposta é incentivar a população masculina a manter cuidados regulares com a saúde e reforçar a prevenção ao câncer de próstata e ao diabetes, estimulando hábitos saudáveis e a realização de avaliações periódicas.
Durante o mês, serão reforçadas as ações de rastreamento do câncer de próstata. De acordo com orientações do Ministério da Saúde, o exame PSA deixa de ser recomendado como procedimento principal, passando a ser indicado conforme avaliação individual, levando em conta histórico familiar, sintomas e fatores de risco.
A campanha também vai ampliar a oferta do exame de Hemoglobina Glicada (HbA1c), essencial para acompanhar e monitorar o controle glicêmico. As atividades têm o apoio das equipes multiprofissionais e das Farmácias da Família, com prioridade para pessoas a partir dos 40 anos.
O Novembro Azul busca reforçar a importância do diagnóstico precoce e do cuidado integral, especialmente para condições crônicas como diabetes e hipertensão.
Cronograma dos Dias D nas Unidades de Saúde:
- 08/11: Bate-Pé; José Gonçalves; Lagoa Formosa; São Sebastião
- 14/11: CAE II (São Vicente II); Ipê; São Joaquim
- 15/11: Aparecida; Capinal; Vila América
- 22/11: Jardim Valéria 1 e 2
- 24/11: Campinhos
- 25/11: Hugo de Castro
- 27/11: CAE II (Urbano)
- 28/11: Primavera
- 29/11: Admário; Cercadinho; Comveima; Dantelândia; Iguá; Lagoa das Flores 1; Limeira; Miro Cairo; Nova Cidade; Panorama; Patagônia; Pedrinhas; Pradoso 1 e 2; Régis Pacheco; Roseira; Simão; Solange Hortélio; Veredinha
- 30/11: Bruno Bacelar
Fonte: PMVC






