Na manhã desta quinta-feira (6), a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista realizou duas solenidades em homenagem ao centenário de nascimento do ex-prefeito José Fernandes Pedral Sampaio, como parte das comemorações pelos 185 anos de emancipação política do município. A programação incluiu a entronização de um busto e a instalação de uma placa biográfica na Avenida J. Pedral, além do lançamento do selo institucional do centenário pelos Correios.
A cerimônia contou com a presença da prefeita Sheila Lemos, do vice-prefeito Aloisio Alan, do secretário da Casa Civil Ivanildo da Silva, além de outras autoridades, familiares e antigos colaboradores de Pedral. Irmãs e sobrinhos do ex-gestor acompanharam o ato que simboliza o reconhecimento ao legado político e administrativo de um dos nomes mais marcantes da história conquistense.
A Câmara Municipal também esteve representada, com a participação do presidente Ivan Cordeiro e do vereador Luís Carlos Dudé, autor da proposta que instituiu 2025 como o “Ano do Centenário de José Fernandes Pedral Sampaio”.
Durante o evento, a prefeita Sheila Lemos ressaltou a relevância da homenagem e o impacto das contribuições de Pedral para o desenvolvimento de Vitória da Conquista.
“É um dia muito importante, em que prestamos homenagem a José Pedral, no seu centenário, por tudo que ele fez pela nossa cidade. Entronizando o busto e a placa com seus principais feitos, reconhecemos o papel fundamental que ele teve na construção da Conquista moderna”, destacou a gestora.
As homenagens reafirmam o compromisso da administração municipal em valorizar figuras históricas que ajudaram a transformar Vitória da Conquista em uma das principais cidades do interior nordestino.
Fonte: PMVC






