O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dá início, nesta quinta-feira (6), em Belém (PA), à Cúpula do Clima, que reunirá líderes de diversos países ao longo de dois dias. O evento, que se estende até sexta-feira (7), contará com três plenárias temáticas, sendo a primeira realizada na tarde de hoje, com o tema “Clima e Natureza, Florestas e Oceanos”.
A cerimônia de abertura da Plenária Geral de Líderes ocorre nesta manhã, com discurso inicial de Lula. Cada chefe de Estado e representante de organizações internacionais terá até cinco minutos para suas falas formais sobre as ações e compromissos climáticos.
Ainda nesta quinta, o presidente brasileiro promoverá um almoço oficial para o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), iniciativa voltada ao apoio de países que abrigam florestas tropicais, como o Brasil e outros oito com território na Amazônia. Durante o encontro, Lula deve reforçar a importância de manter e ampliar o financiamento internacional voltado à preservação desses biomas.
Belém passou por uma série de obras de infraestrutura em preparação para o evento, assumindo simbolicamente o título de capital do país até o encerramento da COP30, no próximo dia 21 de novembro.
No início da semana, Lula decretou a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em Belém, a pedido do governador Helder Barbalho, para reforçar a segurança durante o encontro. A medida segue o mesmo protocolo de outros grandes eventos internacionais sediados no Brasil, como a Cúpula do G20 e a reunião dos BRICS no Rio de Janeiro.






