O rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), completou dez anos nesta quarta-feira (5), em um dia marcado por homenagens e protestos de familiares e moradores atingidos. Em Bento Rodrigues, subdistrito devastado pela lama de rejeitos, a comunidade se reuniu na Igreja de Nossa Senhora da Mercês para recordar as 19 vítimas da tragédia.
Cruzes com os nomes dos mortos foram colocadas na fachada da igreja, e uma grande cruz de madeira foi carregada por participantes como símbolo da memória coletiva. Ao término da celebração, cerca de 200 balões biodegradáveis com sementes de girassol foram soltos no céu. Painéis com imagens relembraram o impacto da avalanche de rejeitos, que também contaminou o Rio Doce.
Uma década depois, Bento Rodrigues permanece praticamente vazio, com edificações em ruínas e áreas tomadas pelo mato, sendo frequentemente descrito como uma “cidade-fantasma”. Moradores que foram reassentados em outros locais afirmam que a antiga comunidade permanece insubstituível e relatam sentimento contínuo de perda.
Os atingidos defendem a retirada dos rejeitos ainda presentes no território e afirmam que o processo de reparação segue lento, sem previsão de conclusão.
Fonte: G1






