O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que autoriza o uso das Forças Armadas em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) durante a COP30 e a Cúpula de Líderes, que ocorrerão em Belém (PA) entre os dias 2 e 23 de novembro de 2025. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (3) no Diário Oficial da União e atende a um pedido do governador Helder Barbalho (MDB).
A medida tem o objetivo de reforçar a segurança dos eventos, que devem reunir mais de 140 delegações estrangeiras e 50 chefes de Estado ou de Governo. As Forças Armadas vão atuar em conjunto com órgãos de segurança pública federais e estaduais, para garantir a proteção de autoridades, delegações e da população local.
O decreto também autoriza ações nos municípios de Altamira e Tucuruí, voltadas à proteção de infraestruturas críticas, como usinas hidrelétricas, portos, aeroportos e vias de acesso.
A COP30 é uma das principais conferências mundiais sobre mudanças climáticas e representa uma oportunidade para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas discussões globais sobre sustentabilidade, energias renováveis e meio ambiente.
Fonte: Pleno News






