Câmara de Vitória da Conquista realiza o 1º Encontro de Comunicação Legislativa

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista deu início, nesta quarta-feira (29 de outubro), ao 1º Encontro de Comunicação Legislativa, realizado no CEMAE (Centro Municipal de Atenção Especializada). O evento, que segue até o dia 30, reúne especialistas em comunicação política, jornalistas, publicitários, vereadores e assessores de imprensa de diversas Câmaras Municipais da Bahia.

O evento foi acompanhado pela jornalista da Linknews, Rossane Nascimento, responsável pela cobertura do encontro.

Abertura com autoridades e fortalecimento do diálogo público

A solenidade de abertura contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Xangai, que fez uma apresentação especial, do presidente da Câmara, Ivan Cordeiro (PL) de Vitória da Conquista, do diretor de Comunicação, jornalista Fábio Sena, do vice-prefeito Dr. Aloísio Alan (Republicanos), além de autoridades convidadas, como o presidente da Câmara de Potiraguá, Raul de Dedé, e a presidente da Câmara de Aracatu, Juliana Maia.

Também marcaram presença o diretor financeiro da Fundação Paulo Jackson, Almir Ferreira, e representantes de órgãos de imprensa e instituições parceiras.

O presidente Ivan Cordeiro afirmou que o evento regional de comunicação legislativa tem como objetivo fortalecer o diálogo entre o Parlamento e a comunidade. Segundo ele, investir em comunicação é fundamental para garantir os direitos constitucionais do cidadão e melhorar a atuação dos mandatos parlamentares.

“Queremos que a Câmara se comunique melhor com a sociedade e que cada vereador saiba dialogar com o seu eleitor. Esse é um evento de aprendizado e integração entre câmaras da região, que fortalece nossa atividade parlamentar e potencializa a comunicação institucional.”

O diretor de Comunicação, Fábio Sena, ressaltou o papel estratégico da comunicação legislativa, explicando que o evento visa profissionalizar mandatos e fortalecer a democracia. Segundo ele: “Nosso objetivo não é apenas marketing, mas democratizar a informação. É essencial que cidadãos de todas as regiões — urbanas, rurais e periféricas — compreendam projetos de lei, votações e impactos legislativos em sua vida diária. Este encontro também busca construir uma rede de aprendizado, conectando parlamentares, assessores e especialistas para compartilhar práticas eficientes de comunicação legislativa.”

Dr. Aloísio Alan destacou que o evento, embora organizado pelo Legislativo, gera aprendizado e benefícios para todo o cenário político, incluindo o Executivo. Ele enfatizou que todos os participantes — vereadores, assessores e gestores — se beneficiam da qualificação em comunicação, tornando a atuação mais técnica e profissional. Segundo Alan, a principal meta é aproximar a população das ações da Prefeitura e da Câmara, garantindo que os cidadãos compreendam os projetos e serviços disponíveis, aproveitando os benefícios oferecidos pela gestão municipal. Ele reforçou que uma comunicação eficiente fortalece o fluxo entre Legislativo e Executivo e contribui para uma política mais consistente e transparente.

Programação do 1º dia (29 de outubro)

A programação do primeiro dia começou com o credenciamento e o coffee break de boas-vindas, seguido da abertura solene com representantes de Câmaras municipais e da Prefeitura de Vitória da Conquista.

As atividades incluíram palestras e mesas-redondas sobre estratégias digitais, oratória, o uso de mídias sociais e o papel da comunicação legislativa na democracia.

Gisele Meter defende linguagem acessível na comunicação política Em sua palestra, Gisele destacou a importância de os políticos traduzirem o “politiquez” para a linguagem do povo, tornando suas ações e projetos mais compreensíveis. Ela contou que sua própria vida foi transformada por uma política pública explicada de forma simples e clara. Segundo Gisele, a comunicação política mudou com as redes sociais, que exigem diálogo constante e informativo com a população — não apenas em períodos eleitorais.  

O vereador Diogo Azevedo (UB) reforçou que aprender a comunicar melhor ajuda a mostrar o verdadeiro papel do vereador, que vai além da fiscalização e articulação de recursos: “A comunicação é essencial para aproximar o Legislativo da população. Ela fortalece o trabalho dos gabinetes e torna a atuação política mais eficiente, permitindo que o cidadão compreenda nossas ações e sinta dignidade no processo democrático.”

A jornalista e palestrante Viviane Ferreira, da TV Sudoeste, abordará em sua palestra a oratória no digital e sua relevância para políticos. Segundo ela, é fundamental que os parlamentares conheçam sua própria história e saibam contar suas ações de forma clara e coerente, especialmente nas redes sociais. “No digital, o tempo é curto, então é preciso organizar a mensagem para transmiti-la de forma clara e atingir todos os públicos”, explicou Ferreira, reforçando a importância da comunicação estratégica para o sucesso do mandato.

Lucas Caires destacou que a comunicação no Legislativo é um pilar da política e do exercício da cidadania, ressaltando que as redes sociais permitem comunicação direta e feedback imediato. Segundo ele: “O evento de hoje representa um marco não só para comunicação política de Vitória da Conquista, mas da região. É um mercado vastíssimo e uma oportunidade de formar profissionais ainda melhores. Antes do engajamento ou viralização, é preciso definir estratégias claras, identidade do mandato e público-alvo, tornando a comunicação mais eficiente e estratégica.”

Encerramento

O encerramento do 1º Encontro de Comunicação Legislativa acontece nesta quarta-feira (30), com palestras sobre construção de marca parlamentar, relação com a imprensa e a importância da oratória na atividade legislativa, além de apresentação cultural e coffee break de encerramento.

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email