“De gotinha em gotinha, a gente consegue mudar o mundo.” Com essa mensagem, a apresentadora Xuxa Meneghel, a eterna rainha dos baixinhos, estrela a Campanha Nacional de Multivacinação do Ministério da Saúde, que promove neste sábado (18) o Dia D de mobilização em todo o país. A ação é voltada à vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, com todas as salas de imunização abertas para atualização das cadernetas.
A campanha segue até o fim de outubro, oferecendo todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação de forma gratuita. Entre as prioridades estão o resgate de pessoas não vacinadas contra HPV, febre amarela e sarampo, doenças que ainda representam risco de reintrodução no Brasil devido a surtos em países vizinhos.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionarão em horários variados, conforme a organização local, mas todas devem permanecer abertas entre 8h e 17h. O Cartão de Vacinação não é obrigatório para receber as doses.
Para facilitar o acompanhamento, o aplicativo Meu SUS Digital permite verificar o histórico vacinal, receber alertas e acompanhar as próximas doses em tempo real, por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).
Desde 2023, o Ministério da Saúde tem ampliado os esforços para recompor as coberturas vacinais e retomar grandes mobilizações nacionais, destinando mais de R$ 150 milhões a estados e municípios. A mensagem central da campanha reforça o compromisso coletivo: “Vacinar é cuidar de quem você ama.”
Entre as vacinas disponíveis estão: BCG, Hepatite B, Penta, Poliomielite inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C/ACWY, Influenza, Covid-19, Febre amarela, Tríplice viral, Varicela, DTP e Hepatite A.
Fonte: Agência Gov | Via Secom






