Como parte da programação da Semana Municipal da Juventude, que acontece entre os dias 19 e 25 de outubro, a Coordenação da Juventude promove, na próxima segunda-feira (20), o Dia D para doação de sangue. A ação tem como objetivo incentivar o gesto solidário entre os jovens e reforçar os estoques da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).
Todos os estagiários da Prefeitura que cumprem os requisitos para doar sangue estão convidados a participar da iniciativa. As doações poderão ser realizadas das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h, na unidade da Hemoba. Quem não puder comparecer na segunda-feira poderá fazer a doação entre os dias 21 e 24 de outubro.
Por direito, os estagiários que doarem sangue terão um dia de folga, que deverá ser combinado com o chefe imediato.
Para garantir a segurança e a qualidade da doação, os participantes devem seguir algumas orientações básicas: estar bem alimentado, ter dormido pelo menos seis horas, não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não fumar por pelo menos duas horas antes da doação e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem o procedimento.
Além disso, o doador deve ter mais de 50 quilos (ou 60 quilos, no caso de doação de plaquetas), levar documento de identificação e evitar ir ao local de moto ou bicicleta.
A ação integra as atividades da Semana da Juventude, reforçando o compromisso do município com a solidariedade, o engajamento social e a promoção da saúde.
Fonte: PMVC






