O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23), durante a 80ª Assembleia Geral da ONU, que terá um encontro com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana. Trump relatou que se encontrou rapidamente com Lula nos bastidores do evento, descrevendo o breve encontro como “excelente química” e chamando o líder brasileiro de “homem muito agradável”.
“Eu o vi, ele me viu e nós nos abraçamos. Concordamos em nos encontrar na próxima semana. Não tivemos muito tempo para conversar, uns 20 segundos”, afirmou o republicano. Ele acrescentou que “só faz negócios com pessoas de quem gosta”.
Apesar dos elogios, Trump criticou a política comercial do Brasil, afirmando que o país “tarifou injustamente a nossa nação” no passado e que os Estados Unidos estão “revidando, e muito forte”. Segundo ele, “o Brasil está indo mal e só poderá melhorar se trabalhar conosco”.
A sinalização de diálogo ocorre em meio a uma crise diplomática recente, com sanções americanas a autoridades brasileiras ligadas ao STF, incluindo a aplicação da Lei Magnitsky à esposa do ministro Alexandre de Moraes e ao Instituto Lex, vinculado à família do magistrado.
Ainda não há detalhes sobre a data e a pauta da reunião, mas a expectativa é que os temas envolvam tarifas sobre exportações brasileiras, sanções e possíveis cooperações em comércio.
Fonte: InfoMoney/CNN






