Na última quinta-feira (4), em Belo Horizonte (MG), durante o lançamento do programa assistencialista Gás do Povo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) proferiu declarações que geraram atenção ao tratar da distribuição de renda no país.
Segundo Lula, para que um país funcione adequadamente, é necessário “garantir que muitos tenham pouco dinheiro”. O presidente justificou a afirmação comparando a situação de ricos e pobres:
“Os ricos não precisam do país, os ricos, quando vão pegar dinheiro, pegam logo muito, mas o pobre precisa de pouco dinheiro. É por isso que eu digo: um país para dar certo, ele precisa garantir que muitos tenham pouco dinheiro, ele está errado quando [precisa garantir que] poucos tenham muito dinheiro”, disse.
O presidente completou seu raciocínio, reforçando seu discurso de diferença de classes e afirmando que, quando poucos concentram riqueza, a maioria da população fica sem recursos:
“Se poucos tiverem muito dinheiro, significa que a maioria não tem [dinheiro], e se muitos tiverem pouco dinheiro, todo mundo tendo um pouco a gente não vai precisar criar programa de dar gás de graça, a gente vai fazer com que vocês tenham dinheiro para comprar o gás de vocês.”
As declarações ocorreram no contexto do lançamento do programa Gás do Povo, iniciativa do governo federal destinada a fornecer subsídio para a compra de gás de cozinha, reforçando a política social do governo voltada a famílias de baixa renda.
Fonte: PlenoNews






