Prefeitura celebra Dia do Estagiário com homenagem e reconhecimento ao papel dos jovens profissionais

No dia 18 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Estagiário, data que reconhece a importância dessa etapa na formação de estudantes técnicos e universitários. Em Vitória da Conquista, a Prefeitura mantém um amplo Programa de Estágio, que se consolidou como uma das principais portas de entrada dos jovens no mercado de trabalho, oferecendo aprendizado prático aliado à formação acadêmica.

Atualmente, cerca de 500 estudantes participam do programa, segundo dados da Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP), vinculada à Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi). As oportunidades abrangem cursos de nível superior, pós-graduação e ensino técnico em áreas como Administração, Enfermagem, Direito, Jornalismo, Engenharia, Pedagogia, Farmácia, Matemática e Sistemas de Informação.

Os estagiários estão distribuídos por diversas secretarias e órgãos municipais, além de setores como Defesa Civil e Procon. Há ainda estudantes cedidos ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Somente no Procon, por exemplo, 14 estagiários de Direito — 12 de graduação e dois de pós-graduação — foram responsáveis por 4.296 atendimentos no primeiro semestre deste ano, ilustrando a relevância do trabalho realizado.

Segundo o gerente de Gestão de Pessoas, Fábio Dantas, o programa vai além do suporte administrativo: “Para muitos, é o primeiro contato com a vida profissional. Apresentamos o cotidiano da administração pública e, ao mesmo tempo, identificamos talentos. Muitos concursados e gestores do município já foram estagiários e demonstraram potencial desde essa fase”.

O Núcleo de Estágio, coordenado por Vilneide Alves, é responsável por recepcionar os estudantes, organizar contratos e acompanhar direitos como recesso remunerado. “Fazemos a intermediação entre os estagiários e as secretarias, garantindo que a experiência seja bem estruturada e que eles tenham suporte em todo o processo”, explica.

Exemplos não faltam entre os atuais beneficiados. A estudante de Direito Dilma Barbosa, no 10º semestre, estagia na Semgi e destaca os aprendizados em Direito Administrativo e processos licitatórios. Já Ritielle Dutra, que iniciou a experiência na graduação em Administração e hoje atua como estagiária de pós-graduação, ressalta o conhecimento adquirido em gestão de folha e funcionamento da máquina pública, além do networking proporcionado pelo estágio.

Em reconhecimento a essa contribuição, a Prefeitura realizará no dia 26 de agosto de 2025, às 8h, no Auditório do Cemae, um evento de celebração e homenagem aos estagiários. A proposta é valorizar o papel desses jovens no serviço público municipal e reforçar o estágio como uma modalidade essencial de inserção no mercado de trabalho.

A data e a programação reforçam que, mais do que uma etapa obrigatória, o estágio é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, essencial para o desenvolvimento de carreiras e para o fortalecimento das instituições públicas.

Fonte: PMVC

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email