Cidade inicia implantação do Diário Digital na Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura de Vitória da Conquista deu início à implantação do Diário Digital nas escolas da Rede Municipal de Ensino. A novidade, que deve ser implementada em todas as unidades até o fim de 2025, foi apresentada durante uma formação promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), nos dias 4 e 5 de agosto, para gestores e secretários escolares.

A ferramenta representa mais um passo na modernização do sistema educacional do município. “O uso da tecnologia é um grande avanço. Primeiro, com a matrícula on-line, que eliminou as longas filas e ainda nos rendeu uma premiação. Agora, com o Diário Digital, vamos ainda mais longe. Essa é a visão da atual gestão: ofertar ensino público com qualidade cada vez maior”, afirmou o secretário de Educação, Edgard Larry.

O Diário Digital vai substituir os antigos diários impressos. Segundo a coordenadora de Legalização Escolar, Carmen Freitas, cada professor poderá lançar dados como frequência, notas e pareceres de forma simples e digital, por celular, computador ou por meio de tablets, que serão distribuídos nas escolas – um por turma. “Será possível usar o sistema mesmo sem conexão com a internet. As informações serão sincronizadas assim que houver sinal, garantindo a continuidade do trabalho”, explicou.

Entre os benefícios está a agilidade no acesso a dados essenciais para a gestão escolar, como relatórios de alunos com Atendimento Educacional Especializado (AEE), controle de faltas e atestados. Carmen destaca que a mudança elimina problemas como rasuras e duplicidade de cadernetas, comuns no modelo antigo. “Agora, o professor pode fazer a chamada com um simples toque, sem necessidade de reescrever relatórios. O retorno das informações para setores como transporte e merenda escolar será imediato”, ressaltou.

O coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação, Jhonattas Garófalo Ferraz, destacou que o sistema ainda passa por melhorias, como a possibilidade de copiar lançamentos de conteúdos para várias turmas. “Este é um momento importante para conhecer a ferramenta, tirar dúvidas e sugerir aprimoramentos. A partir de 2026, todas as escolas já estarão prontas para uso integral da plataforma”, disse.

Como projeto-piloto, o Diário Digital será testado inicialmente nas escolas municipais Milton Almeida Santos e Frei Serafim do Amparo. Para o diretor da Milton Santos, Alexandre Dourado Botelho, a ferramenta vai facilitar o acompanhamento pedagógico e a busca ativa de alunos. “Com ela, teremos uma visão completa da escola: frequência, conteúdos, desempenho dos estudantes. Isso nos permite atuar de forma mais precisa e eficiente”, afirmou.

Fonte: Secom

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email