Zoológico dinamarquês gera polêmica ao pedir doação de pets vivos para alimentar predadores

Um pedido público feito pelo Zoológico de Aalborg, na Dinamarca, gerou ampla repercussão nas redes sociais ao solicitar a doação de animais de estimação vivos e “indesejados” — como coelhos, galinhas e porquinhos-da-índia — para servirem de alimento aos predadores carnívoros do local. A publicação, feita em 31 de julho no Facebook, causou controvérsia e reabriu o debate sobre os limites éticos da manutenção de animais selvagens em cativeiro.

De acordo com a instituição, os animais recebidos seriam sacrificados “de forma humanitária” por profissionais especializados, e integrariam a dieta “natural” de espécies como linces-euroasiáticos, leões e tigres. O zoológico defende que a prática contribui para o bem-estar dos carnívoros, estimulando comportamentos instintivos e proporcionando nutrição adequada.

“Se você tem um animal que, por diferentes motivos, precisa ser doado, sinta-se à vontade para doá-lo para nós. Os animais são sacrificados de forma humanitária e utilizados como alimento. Dessa forma, nada é desperdiçado – e garantimos comportamento natural, nutrição adequada e bem-estar aos nossos carnívoros”, afirmou o zoológico na publicação.

Diante da onda de críticas, os comentários no post foram desativados. A instituição justificou a medida alegando que a discussão havia se tornado agressiva. “Compreendemos que a publicação desperta sentimentos e interesse, mas retórica odiosa e maliciosa não é necessária”, declarou o zoo.

Além de pequenos animais de estimação, o Zoológico de Aalborg também aceita a doação de cavalos vivos, desde que não tenham recebido tratamento veterinário nos 30 dias anteriores. Segundo o site da instituição, a entrega desses animais pode, inclusive, gerar benefícios fiscais aos doadores.

Para a vice-diretora do zoológico, Pia Nielsen, a prática é antiga e comum em instituições dinamarquesas. “Ao criar carnívoros, é necessário fornecer-lhes carne, de preferência com pelo, ossos etc., para que tenham uma dieta o mais natural possível”, declarou em nota à BBC. “Na Dinamarca, essa prática é comum, e muitos de nossos visitantes e parceiros apreciam a oportunidade de contribuir.”

A iniciativa reacendeu discussões sobre práticas sustentáveis de alimentação animal, o papel da educação ambiental nos zoológicos e a sensibilidade social frente ao destino de animais domésticos. Enquanto defensores destacam os benefícios da alimentação natural e o combate ao desperdício, críticos apontam que a proposta pode banalizar a vida dos pets e incentivar o abandono.

Fonte: InfoMoney

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email