Primeira médica negra do Brasil será homenageada em centro cirúrgico em Salvador

Maria Odília Teixeira, a primeira mulher negra a se formar em medicina no Brasil, terá seu nome eternizado no centro cirúrgico do Alclin Hospital de Olhos, em Salvador. A cerimônia está marcada para o dia 8 de agosto, às 19h, no bairro do Itaigara, como reconhecimento ao legado da baiana que marcou a história da medicina nacional.

Nascida em São Félix, no Recôncavo Baiano, Maria Odília formou-se na Faculdade de Medicina da Bahia em 15 de dezembro de 1909. Cinco anos depois, tornou-se a primeira professora da instituição. Sua tese, sobre o tratamento da cirrose, destacou-se por fugir do padrão feminino da época, voltado à ginecologia e pediatria.

Filha do médico José Teixeira e de uma mulher negra, ela enfrentou barreiras sociais e raciais desde cedo. Aos 13 anos, mudou-se para Salvador, onde estudou no Ginásio da Bahia antes de ingressar na faculdade. Seu domínio de cinco idiomas e sua dedicação impressionavam os professores.

O diretor-presidente da Alclin, André Luis Lavigne, neto de Maria Odília, destaca que a homenagem simboliza “uma trajetória de superação, coragem e pioneirismo” e espera que inspire profissionais e pacientes na busca por uma medicina mais humana, inclusiva e de excelência.

Em 2019, a história de Maria Odília foi tema de dissertação na Universidade Federal da Bahia, e muitos de seus descendentes seguiram a carreira médica, perpetuando seu legado em um contexto de exclusão histórica das mulheres negras na academia.

Fonte: Jornal Correio 

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email