Lula pede que Trump reconsidere tarifas e defende soberania sobre minerais críticos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu, nesta segunda-feira (28), que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reflita sobre a importância do Brasil e busque o diálogo para solucionar a imposição de tarifas comerciais. A declaração foi feita durante a inauguração de uma usina termelétrica a gás natural no Rio de Janeiro, às vésperas da entrada em vigor de uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos EUA.

“Tem divergência? Tem, sente numa mesa, coloque a divergência do lado e vamos tentar resolver”, afirmou Lula, criticando a medida tomada por Trump “de forma abrupta e individual”. A nova tarifa foi anunciada pelo norte-americano em carta divulgada nas redes sociais, na qual ele relaciona a sanção ao tratamento do Brasil ao ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de tentativa de golpe para impedir a posse de Lula.

O governo brasileiro tenta reabrir os canais de negociação com Washington, mas, segundo diplomatas ouvidos pela Reuters, não houve avanços desde o envio de uma contraproposta em maio.

Lula também abordou o interesse dos EUA nos minerais críticos brasileiros, ressaltando a soberania nacional sobre essas riquezas. Segundo ele, será criado um grupo especial para mapear as reservas e garantir que a pesquisa, exploração e comercialização ocorram sob controle estatal. “A hora que a gente der autorização para uma empresa, ela não pode vender sem conversar com o governo. […] Aquilo é nosso, é do povo brasileiro”, afirmou.

Fonte: InfoMoney 

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email