Presidente Lula reage à tarifa dos EUA e promete resposta na OMC

O presidente Lula reagiu com firmeza à decisão do presidente norte-americano Donald Trump, que anunciou tarifas de 50% sobre as exportações brasileiras aos Estados Unidos a partir de agosto. Em entrevista ao Jornal Nacional na última quinta-feira (10), Lula considerou “inadmissível” a justificativa americana, que cita processos no Supremo Tribunal Federal (STF) contra Jair Bolsonaro.

 

O governo brasileiro, segundo Lula, vai recorrer à OMC e, caso a tarifa entre em vigor, poderá aplicar medidas de reciprocidade previstas em lei sancionada em abril deste ano. Essa legislação autoriza o Brasil a retaliar países que imponham barreiras comerciais ou políticas.

 

Com tom diplomático, Lula afirmou que não vai “perder a calma” diante da situação, mas que o país defenderá seus interesses. A decisão sobre medidas diplomáticas adicionais, como a convocação da embaixadora brasileira em Washington, caberá ao Itamaraty.

 

Lula também mencionou a ausência de diálogo com Trump desde que o republicano retornou ao poder e criticou a falta de postura do líder americano, que deixou a reunião do G7 no Canadá antes da chegada de presidentes convidados, incluindo o próprio Lula.

 

Fonte: G1

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email