Amorim diz que tarifa dos EUA contra o Brasil seria “tiro no pé”

O assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, classificou como um “tiro no pé” a possível tarifa adicional de 10% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra países alinhados ao Brics. Em entrevista à CNN nesta segunda-feira (7), Amorim afirmou que o Brasil tem interesse em manter boas relações comerciais com os EUA.

“O Brasil é um dos poucos países que têm déficit com os Estados Unidos, ou seja, os Estados Unidos têm superávit conosco. Se começarem a aplicar tarifas no Brasil, desculpe, é um tiro no pé”, declarou.

Trump afirmou no domingo (6) que países que se alinharem às “políticas antiamericanas” do Brics serão tarifados, mas não especificou quais condutas seriam consideradas contrárias aos interesses dos EUA. Para Amorim, mais preocupante que a tarifa é a mudança no modelo de comércio global, com a substituição do multilateralismo por acordos bilaterais. “Se for jogar sempre na base da ameaça, da tarifa, vai acabar desgastando a si próprio”, avaliou.

O Brics realiza sua cúpula anual no Rio de Janeiro desde o domingo. Com 11 membros oficiais e outras dez nações parceiras, o bloco reúne mais de US$ 24 trilhões em PIB, segundo dados do Banco Mundial. Criado em 2009, o grupo era originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia e China. A África do Sul foi incorporada em 2011.

Fonte: CNN

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email