Prefeitura de Vitória da Conquista firma parceria com plataforma Waze para aprimorar gestão do trânsito

Em mais uma ação tecnológica para melhorar a gestão do trânsito em Vitória da Conquista, a Prefeitura estabeleceu, nesta terça-feira (4), uma parceria com a plataforma de navegação Waze for Cities. O objetivo é monitorar o tráfego, identificar pontos críticos e otimizar a mobilidade urbana.

Esse acordo com o Waze complementará o monitoramento realizado pelo Sistema Muralha Digital, que foi implementado no início deste ano. Com isso, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) terá ainda mais acesso a informações em tempo real sobre o fluxo de veículos, congestionamentos, acidentes e interdições, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e eficiente.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Edimário Freitas, destacou que os benefícios dessa parceria incluem ações preventivas e estratégicas que visam reduzir os impactos no trânsito, garantindo mais segurança e fluidez tanto para motoristas quanto para pedestres.

Edimário também ressaltou que a população será diretamente beneficiada. “As intervenções realizadas pela Prefeitura, como alterações nas rotas e sinalização, serão rapidamente atualizadas no Waze, assegurando que os condutores tenham sempre as melhores opções de trajeto”, enfatizou.

Sobre o Waze

O programa Waze for Cities (WFC) permite que o Waze e agências governamentais ao redor do mundo compartilhem dados com diversos objetivos: utilizar as informações do Waze para ajudar no planejamento urbano, tomar decisões mais acertadas sobre infraestrutura, aumentar a eficiência nas operações diárias e aprimorar a qualidade do aplicativo Waze. Os parceiros têm acesso a ferramentas que permitem informar sobre vias interditadas em larga escala e alertar motoristas sobre tráfego incomum. Além disso, contam com um fórum online exclusivo para compartilhar ideias e discutir questões estratégicas e operacionais.

Ações Tecnológicas

Instituído pelo Decreto nº 23.531, o Sistema Muralha Digital de Vitória da Conquista é composto por equipamentos que monitoram a regularidade da situação cadastral de veículos automotores dos tipos 1 e 2. O sistema inclui alertas sobre irregularidades e possui capacidade de processamento e gestão operacional, armazenando eventos por um ano e gravações de vídeo por 30 dias.

Atualmente, estão instalados nove medidores de velocidade e 50 câmeras de videomonitoramento em locais estratégicos. Parte dessas câmeras é equipada com tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), que lê e identifica placas de veículos, transmitindo essas informações em tempo real para a Central de Comando e Controle (CICC), situada na sede do HUB Conquista, na Avenida Juracy Magalhães.

Fonte: Secom

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email