Fernandinho Beira-Mar comandava roubo de carga de dentro de presídio federal

Preso há mais de 20 anos, Fernandinho Beira-Mar é acusado de comandar uma quadrilha de roubo de cargas na baixada fluminense. O prejuízo estimado é de aproximadamente 4 milhões de reais.

A ação faz parte da 2ª fase da Operação Torniquete, que tenta coibir roubos, furtos e receptação de cargas e de veículos.

O relatório mostrou que os criminosos montavam emboscadas em rodovias estratégicas como a Avenida Brasil e a Rodovia Washington Luís para realizar os assaltos. O bando usava bloqueadores de sinal para evitar que a carga fosse rastreada via satélite.

Beira-Mar está atrás das grades desde 2001 e suas condenações somam mais de 300 anos de prisão. Ao todo, ele é citado em 89 processos no país.

Agentes cumpriram mandados de busca e apreensão no presídio de Federal de Catanduvas, onde ele está detido desde março de 2024.

O criminoso é apontado como um dos chefes do Comando Vermelho, facção criminosa fundada nos anos 1970 em um presídio de Angra dos Reis, Rio de Janeiro.
O grupo atua em comunidades Cangulo, Rua Sete, Jardim Ana Clara e Parque das Missões, todas em Duque de Caxias.

Dois acusados foram presos em flagrante com uma moto roubada, rádios transmissores e drogas.

Lucro ou falta de oportunidade?
O caso envolvendo Fernandinho Beira-Mar é um exemplo de como a reincidência criminal desafia a justiça brasileira.

Uma tese de doutorado da PUC-MG de 2017 sugere que a estrutura social agrava a situação.

O estudo indica que o governo deve implementar políticas públicas de educação e a formação profissional dos presos. Além disso, defende o desenvolvimento de programas de ressocialização mais eficientes.

Por outro lado, o procurador de Justiça do Ministério Público do Rio, Marcelo Rocha Monteiro, explica que o problema está na sensação de impunidade. Em entrevista exclusiva ao especial A Segurança Pública um ano depois de Entre Lobos, ele disse:

“O crime é uma escolha racional. O criminoso avalia essencialmente duas coisas: quais são as chances de ser punido pela infração cometida e qual é a severidade dessa punição. Em outras palavras, ele considera a probabilidade de ser preso e as possíveis consequências legais de seus atos”.

Outros líderes também estão na prisão
Além de Fernandinho Beira-Mar, outros criminosos do Comando Vermelho que faziam parte do esquema também estão cumprindo pena em diferentes presídios:

Cristiano Gregório de Lucena, o Zé Galinha: Penitenciária Moniz Sodré
Marcus Vinicius Gomes dos Santos, o TBR ou Tubarão: Penitenciária Moniz Sodré
Hugo da Cunha Carvalho, o Cesar ou Abraão: Cadeia Pública Jorge Santana
Lucas de Oliveira Silva, o LC ou Paraíba: Presídio Pedro Mello da Silva
Marcos Vinícius dos Santos Silva, o Chocolate: Cadeia Pública Paulo Roberto Rocha
A permanência de criminosos no crime gera debate sobre as causas das altas taxas de reincidência criminal no país.

Por um lado, alguns defendem que é preciso investir em políticas públicas que abordem a educação, a formação profissional e a ressocialização de forma integrada e eficiente.

Fonte: Brasil Paralelo

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email