MS decreta emergência após queimadas explodirem no Pantanal

O estado de Mato Grosso do Sul, que abriga quase 70% do Pantanal brasileiro, declarou situação de emergência por 180 dias nos municípios afetados por incêndios florestais.

Durante esse período, estão autorizadas ações focadas na reabilitação e reconstrução das áreas atingidas, coordenadas pela Defesa Civil do Mato Grosso do Sul. Essas ações poderão ser mobilizadas pelos órgãos estaduais envolvidos no enfrentamento do desastre.

O decreto, assinado pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), inclui parques, áreas de proteção e preservação nacionais. Em situações de urgência, os agentes da defesa civil estão autorizados a entrar em residências para prestar socorro, ordenar evacuações e utilizar propriedades particulares.

Para garantir a continuidade das operações, não será necessária a realização de licitações em casos de emergência ou calamidade pública, facilitando a execução de obras e a aquisição de equipamentos e serviços.

O governo do estado declarou a situação de emergência devido a uma combinação de fatores: a seca prolongada e o aumento significativo de temperaturas no Mato Grosso do Sul, bem como os impactos das queimadas na agropecuária pantaneira.

O Pantanal enfrenta uma grave crise ambiental com os incêndios florestais de 2024, sendo 96% pior do que o recorde de queimadas de 2020, segundo Gustavo Figueiroa, biólogo do SOS Pantanal.

Fonte: Conexão Politica

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email