Déficit atual sob Lula já é quase o mesmo do período da Covid-19

Em março deste ano, o déficit nominal do governo brasileiro sob a gestão de Lula (PT) aproximou-se dos níveis observados durante o auge da pandemia de Covid-19, no início de 2021. Segundo uma matéria do Poder360 publicada no último domingo (19), há preocupações de que essa tendência negativa possa se intensificar.

O Banco Central do Brasil registrou um déficit nominal acumulado de R$ 998,6 bilhões nos últimos 12 meses até março. Esse montante está próximo do recorde de R$ 1,016 trilhão alcançado em janeiro de 2021, período marcado pelo pico da crise sanitária e consequente paralisação econômica.

Contudo, o déficit pode piorar devido às recentes inundações no Rio Grande do Sul. O Congresso aprovou uma proposta do governo nesta semana que retira os gastos relacionados ao estado do cálculo de importantes regras fiscais, como o marco fiscal estabelecido em agosto de 2023.

Entre esses gastos está a moratória da dívida do Rio Grande do Sul e de seus municípios por três anos, o que terá um impacto de R$ 23 bilhões. Adicionalmente, foram liberados R$ 12 bilhões em créditos extraordinários pela Medida Provisória (MP) 1.218 de 2024. Assim, um total de R$ 35 bilhões foi anunciado, excluído das normas fiscais.

Espera-se também que o governo implemente programas para auxiliar diretamente os cidadãos do estado afetado. Sem estimativas de custos, o valor total necessário para atenuar os danos causados pelas chuvas no Rio Grande do Sul ainda é incerto.

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Se você deseja acompanhar todos os nossos conteúdos com exclusividade a Link News está presente em outros canais: Instagram, Youtube, Podcast e Facebook.

Oferecimento: Clinica Uro @clinicauro

Agência: Rossane Comunicação @rossane.comunicacao

#linknews #plataformalinknews #canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email