
Prefeitura de Vitória da Conquista sanciona reajuste salarial para servidores municipais
Lei prevê revisão de 4,26% nos vencimentos, atualização do auxílio-alimentação e reajustes específicos para algumas categorias
Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (18), no auditório do Centro Integrado dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CIDCA), a prefeita Sheila Lemos assinou e entregou formalmente ao presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Oliveira, o Projeto de Lei nº 7, de 18 de abril de 2024, que propõe a modernização e reestruturação da estrutura local dos conselhos tutelares, além de sugerir a criação de mais um Conselho Tutelar para Vitória da Conquista.
Em caso de aprovação, o município passará a dispor de quatro conselhos tutelares para atender a uma população estimada em 370 mil habitantes. Além disso, a atuação dos atuais conselheiros passaria por alterações, assim como também a dos suplentes que passariam à condição de titulares com a abertura de vagas no provável novo conselho.
O texto foi construído a partir das diretrizes apresentadas pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), fruto de recentes debates em âmbito nacional e de novos dispositivos trazidos pelo Projeto de Lei nº 2.474/2022, que tramita no Congresso Nacional e trata das normas gerais para a criação, organização e funcionamento dos conselhos tutelares em todo o território nacional. Além disso, também foram levadas em consideração as contribuições dos conselheiros e as discussões realizadas pelo Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (CMRPC).
“Não é somente instalação de um novo conselho tutelar. O projeto também atualiza como vai ser a função do Conselho Tutelar em Vitória da Conquista, trazendo diversas novidades, avanços e reestruturando a função do Conselho Tutelar em nosso município”, assinalou Joabe Oliveira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). “É uma nova forma de os conselhos trabalharem, de forma a garantir maior segurança e proteção para os adolescentes da nossa cidade”, complementou.
“Constituir um novo conselho tutelar é uma responsabilidade muito grande. E nós ficamos muito felizes com isso”, admitiu Poliane de Santana, presidente do Conselho Tutelar Leste e representante dos conselhos locais. Ela agradeceu ao Governo Municipal pelo que chamou de “olhar cuidadoso” e aproveitou para pedir bom senso ao Poder Legislativo. “Que esse projeto seja analisado com todo o cuidado. E que nós possamos fazer o nosso trabalho, mas que a nossa autonomia seja respeitada”, exigiu.
A juíza Juliane Nogueira, atual titular da Vara da Infância e Juventude de Vitória da Conquista, disse ter recebido a notícia do projeto de lei “com muita alegria e satisfação”. “É uma ação tão necessária quanto urgente e adequada”, definiu Juliane, que representou o sistema de Justiça na cerimônia.
Para Juliane, a iniciativa significa “ampliar e incrementar a rede de proteção”. A juíza reforçou que “nós já fizemos muito, mas temos muito a fazer ainda”.
O mesmo recado foi dado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias. “Nos últimos anos, nós intensificamos os investimentos para fortalecer a política de direitos humanos da criança e do adolescente”, relembrou. “No passo que estamos dando hoje, com o encaminhamento do projeto de lei para a criação de mais um conselho tutelar, a gente visa a fortalecer toda a política da criança e do adolescente no município, garantir maior capacidade de atendimento dessa população e, principalmente, fortalecer os conselhos tutelares, no sentido de que eles possam cumprir as suas missões institucionais de proteger crianças e adolescentes e de trabalhar a dimensão da prevenção”, concluiu Michael.
O conteúdo do projeto de lei é baseado em antigas reivindicações dos profissionais que atuam, em âmbito local, na rede de proteção às crianças e adolescentes. “É um sentimento do dia-a-dia”, definiu a prefeita Sheila Lemos. “Estamos entendendo a demanda trazida por vocês, conselheiros, e vendo a importância de termos um quarto Conselho tutelar”.
Sheila afirmou que, para o Governo Municipal, a criação do projeto atende ao propósito de criar políticas públicas que permaneçam, sem que a alternância de governos interfira no seu funcionamento. “O que nós vimos fazendo, desde o início, é colocar tudo em leis. Queremos fazer projetos de estado, não de governo. Porque nós passamos, mas a cidade fica”, sublinhou a prefeita.
“É para Vitória da Conquista, para a nossa população e para as nossas crianças e adolescentes, que a gente trabalha todos os dias”, arrematou a chefe do Executivo Municipal.
Segundo o presidente da Câmara, o Poder Legislativo cumprirá a sua parte para que tanto a modernização da atual estrutura de conselhos quanto a criação de uma nova unidade sejam viabilizadas. “Parabéns, prefeita, pela dedicação e pelo zelo que vocês têm com as crianças e adolescentes. Nós vamos votar o projeto logo, logo”, garantiu Hermínio.
Além do presidente, a Casa Legislativa foi representada pelos vereadores Nildo Freitas, Edvaldo Ferreira Júnior, Ricardo Babão e Adinilson Pereira. Da parte do Governo Municipal, participaram os titulares de sete secretarias (Saúde, Desenvolvimento Social, Educação, Desenvolvimento Econômico, Serviços Públicos, Finanças e Execução Orçamentária e Gestão e Inovação), além de outros gestores, conselheiros tutelares e representantes da rede de proteção à infância e à adolescência.
Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!
Se você deseja acompanhar todos os nossos conteúdos com exclusividade a Link News está presente em outros canais: Instagram, Youtube, Podcast e Facebook.
Oferecimento: Clinica Uro @clinicauro
Agência: Rossane Comunicação @rossane.comunicacao
#linknews #plataformalinknews #canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Lei prevê revisão de 4,26% nos vencimentos, atualização do auxílio-alimentação e reajustes específicos para algumas categorias

Colégio Oficina aparece na 20ª colocação do ranking divulgado pelo MEC, que reúne as instituições com maiores médias no estado

Estudo será realizado com 250 pacientes em hospital de Porto Alegre e vai avaliar a eficácia do medicamento na rede pública