O presidente Lula (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana, lançam nesta segunda-feira (12) o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, nova política de alfabetização brasileira, que vai subsidiar ações concretas dos estados, municípios e Distrito Federal para a promoção da alfabetização de todas as crianças do País. O programa visa combater a alta taxa brasileira de analfabetismo até o 2º ano do ensino fundamental. O investimento previsto supera os R$ 2 bilhões em quatro anos.
O objetivo do governo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental (aos sete anos de idade), conforme previsto na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), que precisará ser atualizado no ano de 2024.






