Teve início, nesta segunda-feira (1º), a terceira edição da campanha Maio Materno, promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A abertura da campanha aconteceu na Clínica Vitória, momento em que 60 gestantes que são acompanhadas pelas equipes das unidades de saúde do município puderam realizar exames de ultrassonografia obstétrica.
Além disso, elas e seus acompanhantes participaram de rodas de conversa com profissionais da área, a exemplo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), de atividades de educação em saúde e puderam aferir a pressão arterial e glicemia, bem como realizar testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entre outros serviços.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, até o fim do mês, serão realizadas 1.500 ultrassonografias, não só obstétricas, mas também transvaginais e de mama. Todos os exames já foram agendados pelas unidades de saúde, via Central de Marcação do Município.
“Fizemos um levantamento do que tínhamos de demanda reprimida e pensamos em fazer essa estratégia de mutirão. Com essas 1.500 ultrassonografias a gente vai diminuir, de forma efetiva, algumas filas de espera ou até mesmo zerar, do ponto de vista prático, com um serviço de qualidade”, afirmou o secretário.






