Setor público fecha 2022 com superávit primário de R$ 126 bilhões

Dados do Banco Central, divulgados no último dia 30, apontam para um superávit primário, em 2022, de R$ 126 bilhões no setor público consolidado, que é formado pelo governo federal, estados, municípios e empresas estatais. Em relação às estatísticas de dezembro, o setor público consolidado teve um déficit primário de R$ 11,8 bilhões. No mesmo mês em 2021, o setor havia fechado com superávit de R$ 123 milhões.
Em dezembro, os setores que proporcionaram superávit foram o governo central e as empresas estatais, com R$ 6,2 bilhões e R$ 637 milhões, respectivamente. Já os governos regionais tiveram déficit de R$ 18,6 bilhões.

O professor de economia da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa e economista da CEIC Data, Adriano Giacomini Morais, analisa que o aumento de arrecadação está no imposto de renda de pessoa jurídica e o aumento do preço de commodities. “Teve o aumento da inflação e, quando se tem uma inflação alta, o governo tende a apurar um lucro maior também das empresas, afinal estão vendendo a preços maiores. Então se apura um lucro que reflete também a inflação e aumenta a arrecadação”, analisa. No entanto, quando se considera os juros, o setor teve um déficit de R$ 460 bilhões, segundo o economista.
Fonte: Brasil 61

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Se você deseja acompanhar todos os nossos conteúdos com exclusividade a Link News está presente em outros canais: Instagram, Youtube, Podcast e Facebook.

Oferecimento: Clinica Sonnar @clinicasonnar

Agência: Rossane Comunicação @rossane.comunicacao

#linknews #plataformalinknews #canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email

Mês do empreendedor: Orgulho e desafios