Dados da Unicef apontam que no Brasil, mais da metade de crianças e adolescentes vive na pobreza
Dados foram divulgados nesta quinta-feira
Vários profissionais se reuniram para discutir saúde, sexualidade, feminicídio e direitos da mulher em Vitória da Conquista, neste sábado (23).
O 1º Simpósio Outubro Rosa: Saúde e Direitos da Mulher contou com o apoio do Instituto Conquistense de Oncologia (ICON) e com profissionais das áreas da Medicina, Psicologia, Direito, Sociologia, Gestão e Política. Os debates levantaram temas como a prevenção do câncer de mama, saúde e sexualidade feminina, direitos sociais e econômicos, empreendedorismo e ações de prevenção e combate à violência e ao feminicídio.
O organizador do evento e oncologista do ICON, Dr. Renato Marinho, destacou que o Outubro Rosa vai além da conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de mama, sendo também uma oportunidade de ampliar o debate para outras questões urgentes sobre a mulher na sociedade.
“O cuidado às mulheres tem uma dimensão muito maior e complexa, pois vivemos constantemente inúmeras ameaças ao bem-estar da mulher, assim, o momento atual exige um debate mais amplo e profundo”, ressaltou o oncologista.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Brasil é o quinto país com maior número de feminicídios no mundo. Os números deixam ainda mais evidente a importância de eventos como este e da urgência de implantação de ações em prol da segurança, saúde e bem-estar das mulheres.
Para o doutor Renato, o simpósio “foi um marco em nossa cidade e temos certeza que, a partir deste evento, surgirão novas ações e projetos, na busca por uma sociedade mais justa e segura para as mulheres”.
O evento teve a presença de diversos representantes da sociedade civil e da imprensa. Os painéis, foram dirigidos pela diretora médica do Icon, Dra. Daniele Pedreira; a Secretária de Saúde do município, Ramona Cerqueira; a delegada da DEAM, Gabriela Garrido; o delegado da Polícia Civil, Paulo Henrique Oliveira; o tenente da PM de Cândido Sales, Fabiano Barbosa; a ginecologista Dra. Carla Cristiane; a advogada e representante do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, Dra. Joana Rocha; a juíza Janine Soares; a psicóloga Karine Barbosa; a psiquiatra Dra. Roxana Pierre;
a cardiologista Dra. Aline Guimarães e as empresárias Gisely Andrade e Ana Luísa Gesteira.
O evento teve o apoio do Icon, Fainor, Arezzo, AnaCapri, TV Sudoeste, Aline Brasil, Prefeitura Municipal e das agências vOcevê Multicomunicação e Gente Propaganda.
A LinkNews parabeniza a todos os envolvidos.
Dados foram divulgados nesta quinta-feira
Após 15 dias funcionando de forma experimental e educativa, o Sistema Muralha Digital entrou em nova fase nesta quinta-feira (16)
Após recesso de fim de ano, as cinco agências de atendimento retomam atividades